• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Controle da corrosão e odor em sistemas de esgotamento sanitário com aplicação de produtos químicos

    Determinação da concentração de sulfeto nos interceptores de esgotos - importância na gestão do controle da corroção e de odores

    Estação de tratamento de esgotos com mbbr/mbp® - baixo tempo de detenção hidráulica – dados prelininares

    Gestão do sistema de esgotamento sanitário e controle de odores na cidade de santos - estudo de caso

    Recebimento de lodo de eta em ete por lodo ativado operando com mídia plástica no tanque de aeração (mbbr)


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

Tratamentode Lodo de ETA, Mídia Plástica - MBBR, Lodo Ativado, , , , ,

Tema:

sistemas de coleta e tratamento de efluentes

Idioma: Português (BR)

Instituição:

SABESP

Departamento:

TRATAMENTO DE ESGOTOS

Endereço:

Av. Sao Francisco, 128
CENTRO - 11013-917
Santos - SP

Tel: +55 (13) 3201-2688

Email: helcsena@ig.com.br

Edição: 2012

 

RECEBIMENTO DE LODO DE ETA EM ETE POR LODO ATIVADO OPERANDO COM MÍDIA PLÁSTICA NO TANQUE DE AERAÇÃO (MBBR)

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

O tratamento do lodo gerado em estações de tratamento de água para abastecimento (ETAs) é uma questão a ser equacionada em todo o território nacional. O tratamento desses lodos em estações de tratamento de esgoto (ETEs) é uma alternativa a ser estudada, pois pode levar a uma solução eficaz e de custos reduzidos se compararmos aos custos de implantação e operação de um sistema de tratamento de lodos nas próprias ETAs. O recebimento de lodo de ETAs em ETEs é feito em algumas ETEs dos Estados Unidos, porém no Brasil ainda são escassos estudos específicos para sanar as questões técnicas envolvidas tanto na etapa aeróbia quanto na anaeróbia. O sistema de tratamento de esgotos por lodos ativados utilizando mídia plástica como meio suporte ao crescimento microbiológico é outro atrativo ao recebimento de lodo de ETA em uma ETE, visto que estudos demonstram que este tipo de variante é capaz de tratar maior carga orgânica, sem sofrer qualquer inibição de processo. O presente estudo avaliou o recebimento de até 400 mg de SST de lodo de ETA por litro de esgoto em um sistema utilizando mídia plástica como meio suporte. O lodo de ETA utilizado foi proveniente de sistemas que utilizaram sais de Ferro e de Alumínio em seus processos. Não foi observada qualquer inibição no processo aeróbio quanto à remoção de materia orgânica ou nitrogenada com o recebimento de lodo de ETA em qualquer concentração e operando um sistema com mídia plástica. A carga de DBO5,20 aplicada ao reator biológico ficou entre 1,7 a 15,3 gDBO5,20/m2/dia, e a concentração média da DBO 5,20 no efluente final esteve em todo o período do experimento em 34 mg/L. Com a utilização da mídia plástica o processo de nitrificação teve taxas de remoção excelentes, passando de 0,9 gNKT/m2/dia para 1,7 gNKT/m2/dia, portanto aumento de 95%. A avalição do lodo gerado no decantador primário da ETE Piloto demonstra que houve alteração em sua composição, principalmente na relação de SV/ST e o aumento na concentração de metais, principalmente o elemento Ferro. Estas características podem levar à inibição o processo anaeróbio. O teste de Atividade Metanogênica Especifica (AME) realizada com dosagens de 0,4 g e 0,8 g de ST de lodo de ETA demonstra que há inibição da metanogênese para concentrações acima de 0,4 g de ST. A concentração na qual não se observou efeito negativo corresponde a 10% da quantidade mássica que o digestor anaeróbio foi alimentado. Porém o teste de AME reproduz toxicidade aguda, não considerando a possível adaptação que pode ocorrer ou mesmo demonstrar que um esgoto que, em primeira análise é considerado biodegradável, tem na realidade toxicidade crônica.



, . RECEBIMENTO DE LODO DE ETA EM ETE POR LODO ATIVADO OPERANDO COM MÍDIA PLÁSTICA NO TANQUE DE AERAÇÃO (MBBR). In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-347_recebimento-de-lodo-de-eta-em-ete-por-lodo-ativado-operando-com-midia-plastica-no-tanque-de-aeracao-mbbr. Acesso em: 20/09/2024.