, , , , , , ,
Gestão empresarial e empreendimentos
Companhia Águas de Joinville
O planejamento é a fase mais importante de qualquer processo ou projeto. Além de ser uma da tarefa inerente ao gestor, abrange todos os níveis hierárquicos da organização. No nível mais elevado se realiza o planejamento estratégico, ou seja, o planejamento que considera a visão de longo prazo. A Companhia Águas de Joinville, empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Joinville, realiza o seu planejamento estratégico desde os primeiros anos de sua fundação. Desta forma, através de um estudo de caso, este trabalho apresenta a experiência da empresa no desenvolvimento do seu planejamento em 2018, o qual se deu com a incorporação de duas novas ferramentas de gestão: o método CANVAS e a ferramenta MCDA-C. Com a incorporação destas duas ferramentas a empresa conseguiu resultados importantes. O método CANVAS possibilitou a revisão dos objetivos estratégicos, que passaram a concentrar a sua essência na análise da geração de valor ao usuário final. Já a ferramenta de análise multicritério MCDA-C possibilitou uma visão sistêmica e de longo prazo dos indicadores, garantindo maior engajamento dos colaboradores e, com isso, a obtenção de melhores resultados.
, . O REFLEXO DO ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA COVID-19 NA UTILIZAÇÃO DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-3502_inovacao-do-planejamento-estrategico-no-saneamento-uso-das-ferramentas-canvas-e-mcda-c-para-aumento-da-eficacia-do-plano-estrategico. Acesso em: 05/07/2024.