• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Comparação e avaliação de modelos digitais de elevação dos sensores srtm, aster, tandem/terrasar –x, nasadem, copernicus dem e alos palsar para análise digital de terreno para aplicações no saneamento básico.


    Clique no nome para ver mais...

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Comparação e avaliação de modelos digitais de elevação dos sensores srtm, aster, tandem/terrasar –x, nasadem, copernicus dem e alos palsar para análise digital de terreno para aplicações no saneamento básico.


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

MODELO DIGITAL DE ELEVAçãO, MODELO DIGITAL DO TERRENO, SENSORIAMENTO REMOTO, , , , ,

Tema:

Desenvolvimento tecnológico e inovação

Idioma: Português (BR)

Instituição:

SABESP

Departamento:

TAA

Endereço:

RUA IBITIRAMA, 2300
VILA PRUDENTE - 03134-002
SãO PAULO - SP

Tel: (11) 97223-1890

Email: fyogi@hotmail.com

Edição: 2021

 

COMPARAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO DOS SENSORES SRTM, ASTER, TANDEM/TERRASAR –X, NASADEM, COPERNICUS DEM E ALOS PALSAR PARA ANÁLISE DIGITAL DE TERRENO PARA APLICAÇÕES NO SANEAMENTO BÁSICO.

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

Modelos Digitais de Elevação (MDEs) são modelos matemáticos que buscam reproduzir uma superfície topográfica a partir coordenadas cartesianas “x e y”, com atributos altimétricos “z”, sendo que “z” representa a variação de uma superfície. Os MDEs Apresentam várias aplicações, dentre as quais, podem ser aplicados na gestão de recursos hídricos e ambientais, como por exemplo, mapeamento de redes de drenagem, delimitação de área correspondente à extensão ou superfície de escoamento de um rio central e seus afluentes, levantamentos altimétricos, declividade, confecção de mapas topográficos, orientação de vertentes, ordem dos contribuintes, traçado de rede hidrográfica dentre outros. Neste âmbito, o objetivo do trabalho é verificar através de diferentes sistemas sensores que geram os subproduto MDEs, os SRTM (1, 2 e 3), COPERNICUS DEM, TOPODATA, ASTER GLOBAL DEM 2 e o ALOS PALSAR, de qual apresentam os melhores subprodutos, comparar entre si, binomialmente por intermédio de análise física e estatística a variável altimétrica, verificando sua dispersão e precisão através de dados de levantamentos de fontes confiáveis, visando a elaboração de um MDE preciso que possa auxiliar diversos projetos na gestão de recursos hídricos.Verificando quais subprodutos são mais representativos para o Município de São Carlos . A análise física do perfil altimétrico decorrente do talvegue de maior extensão de São Carlos indicou que no percurso da nascente até a foz, ocorrem a divergências nos Sensores componentes binomial são maiores conforme o relevo se torna mais proeminente em uma outra vertente a análise consistiu em realizar uma avaliação estatística de dados altimétricos obtidos dos MDE com Teste T de Student e Análise de Variância (ANOVA). A análise física demonstrou nos Mapas de Orientação de Vertente quais foram as vertentes predominantes; enquanto os Mapas de declividade com o mesmo raciocínio foram quantificados e comparados, por fim os Perfis Altimétricos foram obtidos dos MDEs demonstraram diferenças altimétricas posicionais. A comparação demonstra que toda avaliação binária, a melhor correlação ocorre com os sensores da missão espacial SRTM, enquanto a pior é verificada pelos sensores da família TANDEM/TERRASAR-X. Quanto às comparações visuais e a estatística descritiva dos instrumentos, afirma-se a pertinência quanto à similaridade entre SRTM 30, TopoData e NASADEM, e a maior diferença entre ASTER GDEM e TANDEM/TERRASAR-X. Acredita-se que a maior diferença ocorreu devido ao processo de constituição do MDE e principalmente pela resolução espacial de cada um dos sistemas sensores.



, . COMPARAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO DOS SENSORES SRTM, ASTER, TANDEM/TERRASAR –X, NASADEM, COPERNICUS DEM E ALOS PALSAR PARA ANÁLISE DIGITAL DE TERRENO PARA APLICAÇÕES NO SANEAMENTO BÁSICO. . In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-4526_comparacao-e-avaliacao-de-modelos-digitais-de-elevacao-dos-sensores-srtm-aster-tandemterrasar-x-nasadem-copernicus-dem-e-alos-palsar-para-analise-digital-de-terreno-para-aplicacoes-no-saneamento-basico. Acesso em: 08/07/2024.