GERENCIAMENTO DE RESíDUOS, EDUCAçãO AMBIENTAL, CONSTRUçãO CIVIL, , , , ,
Educação ambiental
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A educação ambiental na construção civil se destaca pelo compromisso de estimular a reflexão dos trabalhadores sobre a execução da obra e a sua inter-relação com a natureza, para nortear a adoção de práticas que minimizem os impactos originados nas frentes de serviço. Esta pesquisa descreve as práticas em quatro canteiros de obras realizadas nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Contextualiza o Programa de Gerenciamento de Resíduos e expõe as respectivas ações. Foi utilizado o método de Pesquisa Descritiva, com partes de Pesquisa Aplicada e Pesquisa Bibliográfica, complementadas com a observação direta, registros fotográficos e anotações de campo, durante cinco anos, fatos que embasam um Estudo de Caso. Os resultados demonstraram que as atividades foram planejadas para auxiliar na implantação do PGRCC e compatibilizadas com o Plano de Gestão da Obra; esclareceram dúvidas, impulsionaram a redução da geração de resíduos e diminuíram os custos de transporte e destinação final. Conclui-se que a Educação Ambiental é indispensável no processo de implantação do PGRCC, as atividades devem ser preparadas, desempenhadas e avaliadas por profissionais capacitados para que os erros sejam identificados, registrados e tratados, os acertos sirvam de motivação e as atualizações sejam delineadas com base na referida análise.
, . GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO AMAZONAS: O CASO DA BACIA DO TARUMÃ-AÇU. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-4820_a-educacao-ambiental-como-acao-estrategica-na-implantacao-do-programa-de-gerenciamento-de-residuos-da-construcao-civil-pgrcc. Acesso em: 08/07/2024.