• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Aplicação de reator de biofilme aerado por membrana em sistema de recirculação aquícola para tratamento de efluentes

    Avaliação da poluição difusa em um curso de água tropical de uma bacia hidrográfica em urbanização

    Identificação de perigos e eventos perigosos associados à captação de água superficial como contribuição ao plano de segurança da água: estudo de caso de são carlos, sp.

    Índice de qualidade da água como ferramenta para a gestão de riachos tropicais em bacias hidrográficas urbanas

    Retenção de amônio e fosfato solúvel reativo em trechos de um riacho tropical urbano com diferentes tipologias de impactos antropogênicos


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

REDUçãO DE PARâMETROS, RECURSOS HíDRICOS, DESENVOLVIMENTO DE íNDICES , , , , ,

Tema:

Drenagem urbana

Idioma: Português (BR)

Instituição:

UNIVERSIDADE DE SãO PAULO (USP)

Endereço:

RUA JACINTO FAVORETO, 553, APTO 32
JARDIM LUTFALLA - 13560-515
SãO CARLOS - SP

Tel: (18) 99803-1178

Email: joaomiguelbega@gmail.com

Edição: 2023

 

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE RIACHOS TROPICAIS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

Os programas brasileiros de monitoramento de qualidade da água de riachos urbanos, em sua maioria, não consideram o ciclo diário da qualidade da água. Além disso, os Índices de Qualidade da Água (IQAs) utilizados geralmente dependem de um número excessivo de parâmetros correlacionados. Nenhum estudo utilizou ainda técnicas estatísticas multivariadas (e.g., análise de componentes principais) em conjunto com o ciclo diário da qualidade da água de riachos urbanos para desenvolver melhores IQAs. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um IQA urbano (IQAurbano) considerando tais fatores. Para isso, o principal IQA brasileiro (IQAcetesb) foi utilizado como ponto de partida (parâmetros: sólidos totais, temperatura, turbidez, demanda bioquímica de oxigênio, pH, oxigênio dissolvido, nitrogênio total, fósforo total e coliformes termotolerantes). Os parâmetros selecionados para fazer parte do IQAurbano (pH, sólidos totais, coliformes termotolerantes e oxigênio dissolvido) receberam pesos e valores de qualidade. No geral, o índice desenvolvido foi capaz de manter os padrões sazonais e diários de qualidade da água do riacho estudado em comparação com o IQAcetesb. Os resultados obtidos podem auxiliar os gestores ambientais e pesquisadores locais a melhorar seus programas de monitoramento de recursos hídricos superficiais urbanos. Ademais, o IQAurbano pode proporcionar economia de dinheiro, tempo e recursos.



, . RETENÇÃO DE AMÔNIO E FOSFATO SOLÚVEL REATIVO EM TRECHOS DE UM RIACHO TROPICAL URBANO COM DIFERENTES TIPOLOGIAS DE IMPACTOS ANTROPOGÊNICOS. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-4941_indice-de-qualidade-da-agua-como-ferramenta-para-a-gestao-de-riachos-tropicais-em-bacias-hidrograficas-urbanas. Acesso em: 07/07/2024.