• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Análise das condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis em belém-pa

    Direito ambiental na amazônia legal: aspectos constitucionais e ambientais aplicados ao desmatamento

    Gestão de dados hidroenergéticos em saneamento: proposição de ferramenta viável para prestadores públicos e de pequeno porte

    Macromedição adequada como ferramenta para gestão das perdas de água

    Saneamento básico e saúde pública: uma análise do bairro montese (belém-pa)


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

MACROMEDIDOR, DIMENSIONAMENTO, ÍNDICE DE PERDAS, , , , ,

Tema:

Controle de perdas

Idioma: Português (BR)

Instituição:

SANEBAVI

Endereço:

RUA MIGUEL FERRAGUT, 140, BL C APTO 2
PINHEIRINHO - 13289-448
VINHEDO - SP

Tel: (11) 95209-0492

Email: anacarolina0308@hotmail.com

Edição: 2023

 

MACROMEDIÇÃO ADEQUADA COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DAS PERDAS DE ÁGUA

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

O dimensionamento adequado dos medidores pode ser uma importante ferramenta para a redução das perdas de água, ampliação do acesso à esse recurso e equacionamento entre oferta e demanda, sobretudo em locais com escassez hídrica. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é avaliar qual a melhor forma de determinação do medidor adequado para empreendimentos residenciais multifamiliares verticais. Para isso, foram selecionados 18 empreendimentos que atenderam aos critérios estabelecidos e levantados dados de consumo medido e características dos empreendimentos. Calculados os consumos de projeto, efetivos estimados e de posse dos dados reais, foi possível verificar que os dados de consumo efetivo tiveram maior aderência à dispersão dos dados medidos. Além disso, os graus de desvio da classe do medidor foram maiores e mais variáveis quando comparados aos medidores instalados (definidos pela vazão projetada ou de forma subjetiva) com a consumo medido em relação à determinação via norma técnica NTS0181. Por fim, foi possível estimar o Índice de Perdas Aparentes na amostra analisada em 47,6% ± 13,2%. Assim, concluiu-se que é mais adequado dimensionar o medidor pelo consumo efetivo estimado (via NTS) e que a adoção das outras formas de determinação pode resultar em significativos índices de perdas.



Rodrigues, Dayana. SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO BAIRRO MONTESE (BELÉM-PA). In: ENCONTRO TÉCNICO AESabesp. 26º, 2015, São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-5032_macromedicao-adequada-como-ferramenta-para-gestao-das-perdas-de-agua. Acesso em: 05/10/2024.