• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Automação no controle de pressão em boosteres e vrps em tempo real com o ponto crítico utilizando sistema gprs, reduzindo perdas e consumo de energia.

    Desempenho na automação de boosteres, eeats e vrps com clp auto-operados pelo ponto de referência no abastecimento em tempo real


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

Redução de Perdas, Automação de Sistemas de Saneamento, Inovação Tecnológica., , , , ,

Tema:

redução de perdas

Idioma: Português (BR)

Instituição:

Sabesp

Endereço:

Rua Campo Santo, 22
Jd Obelisco - 08565-050
São Paulo - SP

Edição: 2011

 

AUTOMAÇÃO NO CONTROLE DE PRESSÃO EM BOOSTERES E VRPS EM TEMPO REAL COM O PONTO CRÍTICO UTILIZANDO SISTEMA GPRS, REDUZINDO PERDAS E CONSUMO DE ENERGIA.

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

Nas circunstâncias atuais distribuir água para a população não é o suficiente, é necessário efetuar o controle no abastecimento, evitando excessos de pressão ou falta de água. Para auxiliar nesse controle é utilizado à automação e software supervisório, estabelecendo parâmetros operacionais a fim de manter o sistema pressurizado de acordo com faixas de horários. Utilizando o controle por malha aberta, ou seja, bombear a água em função da pressão de recalque utilizando o booster ou reduzir a pressão de água em função da jusante da VRP, não garante o controle de pressão no ponto crítico. Baseado nesse modelo de controle, a Divisão Eletromecânica Leste iniciou o projeto de monitorar o ponto crítico, obedecendo ao critério de controle de malha fechada, garantindo o abastecimento. Atendendo os requisitos de inovações tecnológicas, implantou conversores de freqüência em boosteres e atuadores elétricos em VRPs utilizando os recursos técnicos do CLP (Controlador Lógico Programável), sendo todo o sistema controle e supervisionado remotamente pelo COD_Leste, tornando possível realizar a automação de sistemas de saneamento. A transmissão dos dados entre o Booster ou VRP e seus pontos críticos são realizados via sistema celular utilizando o sistema GPRS, com redução de perdas nos setores implantados.



, . DESEMPENHO NA AUTOMAÇÃO DE BOOSTERES, EEATS E VRPS COM CLP AUTO-OPERADOS PELO PONTO DE REFERÊNCIA NO ABASTECIMENTO EM TEMPO REAL. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-19_automacao-no-controle-de-pressao-em-boosteres-e-vrps-em-tempo-real-com-o-ponto-critico-utilizando-sistema-gprs-reduzindo-perdas-e-consumo-de-energia. Acesso em: 28/09/2024.