GESTÃO DA COBRANÇA, RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS, ARRECADAÇÃO, , , , ,
Gestão empresarial e empreendimentos
SABESP
RUA ALVARENGA PEIXOTO, 100, AP 43 BLOCO II
PARQUE BALNEÁRIO POIARES - 11665520
CARAGUATATUBA - SP
Considerando que a melhoria dos atuais índices de atendimento no setor saneamento ambiental no Brasil envolve, além da ampliação do seu patamar de investimentos, o aprimoramento da gestão, e que para isso as empresas de saneamento, considerando seu faturamento como a principal fonte de recursos financeiros para realização de despesas e investimentos, devem buscar a eficácia da gestão da cobrança, a fim de obter a arrecadação dos valores faturados, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da contratação de prestação de serviços comerciais voltados àrecuperação de créditos. O contrato analisado encontra-se em andamento, mas já possível observar que a tomada de decisão em função do acompanhamento e análise até o presente momento possibilitou a adoção de ações corretivas tempestivamente. Espera-se ao final da sua vigência que essas ações contribuam àeficácia da contratação e que o aprendizado ao longo desse processo promova o aperfeiçoamento da metodologia aplicada, visando aplicação ànovas contratações, uma vez que a recuperação de créditos é uma demanda permanente, fundamental àmanutenção dos recursos financeiros necessários àprestação de serviço com qualidade. Apesar dessa prestação de serviços ser uma prática consolidada em outras unidades da empresa, conclui-se que tal prática pode ser considerada como inovação nesta unidade, uma vez que o modelo anterior se restringia àexecução de serviços operacionais de cobrança, não contemplando ferramentas de cobrança como a entrega de extrato de débito e contato telefônico com o cliente. A partir do aprendizado nas etapas de contratação e no cadastro do contrato para início dos serviços, é possível recomendar às unidades que pretendam adotar essa modalidade de prestação de serviços que adequem a metodologia aplicada às características dos municípios escopo da contratação, bem como adotem o suporte técnico de unidades com contrato vigente e a parceria junto às unidades funcionais para a etapa de cadastro. Conclui-se ainda que o estabelecimento de um calendário permanente de reuniões entre a administração e fiscalização do contrato e os representantes da contratada, ao estimular a análise crítica dos resultados e a implantação de melhorias, promove o aprendizado mútuo entre os todos os envolvidos.
, . AÇÕES PARA REDUÇÃO DE PERDAS REAIS NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA CIDADE DE FRANCA SÃO PAULO. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-3777_analise-da-eficacia-da-contratacao-da-prestacao-de-servicos-comerciais-voltados-a-recuperacao-de-creditos. Acesso em: 07/07/2024.