• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Avaliação da comunidade de algas e cianobactérias das lagoas de estabilização de tratamento de esgotos sanitários

    Influência de descargas de águas residuárias de lagoas de estabilização fotossintéticas sobre a ocorrência de cianobactérias nos corpos receptores


    Clique no nome para ver mais...

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Avaliação da comunidade de algas e cianobactérias das lagoas de estabilização de tratamento de esgotos sanitários


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

Algas, Cianobactérias, Lagoas facultativas, , , , ,

Tema:

Meio ambiente

Idioma: Português (BR)

Instituição:

Universidade Federal de São Carlos

Departamento:

Departamento de Engenharia Civil

Endereço:

Rodovia Washington Luis SP 310, KM 235, Lab. Saneamento
Monjolinho - 13565-905
São Carlos - SP

Tel: +55 (16) 3351-9690

Email: baptistabina@gmail.com

Edição: 2013

 

AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE DE ALGAS E CIANOBACTÉRIAS DAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

Apesar de muitos municípios do Estado de São Paulo, hoje em dia, tratarem já seus esgotos antes de lançarem in natura nos corpos d'água receptores, o tratamento feito por processos de oxidação biológica, mais indicado e importante, devido ao seu baixo custo, simplicidade e eficiência, as lagoas de estabilização, principalmente facultativas fotossintéticas são, na maioria das vezes, senão sempre, negligenciadas. Contudo, sabe-se que os efluentes, ricos em nutrientes, destacando-se nitrogênio e fósforo, podem ser um ótimo meio para crescimento dos principais componentes do fitoplâncton: algas e cianobactérias. Sabe-se também que muitas espécies pertencentes aos vários gêneros de cianobactérias são produtoras de toxinas. Sua acumulação ocasionada pela quantidade de cianobactérias que é lançada nos corpos de água receptores, a concentração em toxinas poderá constituir um perigo ambiental e pôr em causa à saúde pública das populações a jusante, mas também dos outros seres vivos cujo habitat é o corpo aquático. Este trabalho visa avaliar a quantidade, qualidade e a variedade de algas e cianobactérias potencialmente produtoras de toxinas, ao longo de quatro anos. Foram analisadas 4 amostragens mensais e identificados grupos de algas Chlorophyceae, Euglenophyceae e Bacillariophyceae e várias espécies de Cianobactérias Merismopedia, Planktolyngbya, Planktothrix, Rhaphidiospsis, Lyngbya, Pseudanabaena, Microcystis.



, . AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE DE ALGAS E CIANOBACTÉRIAS DAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-449_avaliacao-da-comunidade-de-algas-e-cianobacterias-das-lagoas-de-estabilizacao-de-tratamento-de-esgotos-sanitarios. Acesso em: 05/07/2024.