IMPACTOS, AMBIENTAIS, SOCIAIS, MITIGAçãO,PAMDA, , , , , , ,
Meio ambiente e mudanças climáticas
COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS
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PATOS DE MINAS - MG
A GRPM realiza a gestão contínua de sua interação com o ambiente em que atua. O cuidado com os impactos sempre foi presente na rotina operacional. Buscando inovar inovar seu processo de gestão dos aspectos e impactos socioambientais, implantou uma prática que promove a interação, da gerência e empregados, com reflexos da operação no meio ambiente e sociedade. Desenvolveu-se um modelo que contou com a cooperação de áreas corporativas, unidade de negócio, gerêncial regional e sistemas, sendo estes últimos o foco dos trabalhos, por ser onde ocorrem todos os processos produtivos. Na rotina operacional de suas unidades, identifica os aspectos e trata os impactos sociais e ambientais negativos de seus produtos, processos e instalações por meio do Plano Anual de Melhoria do Desempenho Socioambiental, desenvolvido com base em requisitos da NBR ISO 14001. As equipes operacionais identificam os aspectos adversos e os analisam conforme legislação pertinente, utilizando-se a planilha Laisa – Levantamento dos Aspectos e Impactos Socioambientais. Verificado o não atendimento à regularidade ou a existência de passivos sociais e ambientais, são geradas ações de tratamento, registradas no PAMDA. A relação entre impactos identificados e mitigados gera um índice de conformidade, expresso no indicador Mitigação de Impactos Socioambientais.
, . GESTãO DE ASPECTOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA GRPM. In: , São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-4952_gestao-de-aspectos-e-impactos-socioambientais-na-grpm. Acesso em: 29/09/2024.