• Português
  • English
  • Español
Trabalhos técnicos do Encontro Técnico AESabesp

Pesquise abaixo utilizando um filtro. Não use acentuação.

Autores:

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Ensaios de biodegradabilidade aplicados a prevenção de poluição: prospecção tecnologica e oportunidades para p&d&i

    Estudo comparativo de fontes energéticas para secagem térmica de lodo, utilizando: complementação do biogás com gás natural (gn) ou retroalimentação com o gás de síntese produzido via gaseificação a plasma do lodo seco

    Modelagem como ferramenta de gestão visando a qualidade da água balnear

    Uma nova visão da gestão da qualidade balnear e a preocupação com eventos de poluição de curta duração

    Visão geral sobre a tecnologia de filtração em margem de rio na produção de água e as perspectivas de sua utilização na sabesp

    Visão geral sobre alternativas para controle de formação de thm e aha no tratamento de água, com ênfase ao uso do oxidante ferrato em substituição à pré e inter cloração.


    Clique no nome para ver mais...

    Trabalho(s) do(a) autor(a):

    Financiamento de projetos de inovação tecnológica no setor de saneamento - iniciativas da sabesp

    Uma nova visão da gestão da qualidade balnear e a preocupação com eventos de poluição de curta duração


    Clique no nome para ver mais...

Palavras-chave:

Balneabilidade, Carga difusa, Baía de Santos, , , , ,

Tema:

Meio ambiente

Idioma: Português (BR)

Instituição:

Sabesp

Departamento:

TXP

Endereço:

Rua Costa Carvalho, 300
Pinheiros - 05429-900
São Paulo - SP

Tel: 55 (11) 3388-8080

Email: ehcherbakian@sabesp.com.br

Edição: 2015

 

UMA NOVA VISÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE BALNEAR E A PREOCUPAÇÃO COM EVENTOS DE POLUIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO

  • Compartilhe:
  • Fechar

    Enviar este trabalho para um amigo.


      

      Receber uma cópia no meu email

Resumo:

O presente estudo buscou trazer, através de levantamento bibliográfico, informações sobre a nova visão de gestão da balneabilidade praticada em países desenvolvidos, a preocupação com impactos na qualidade balnear provocados por eventos de poluição de curta duração, além de algumas informações sobre melhores práticas de gestão, como afastamento de descargas de sistema de drenagem das praias, retenção e filtração de águas de chuva no entorno das habitações por meio de jardins filtrantes/ ruas verdes, uso de modelos preditivos de previsão da qualidade balnear, entre outras ações. Destaca a carga difusa e, trazendo para nossa realidade, o trabalho traz justificativas para que se inicie uma estimativa da carga trazida pelos canais de drenagem à Baía de Santos para futura avaliação desse impacto à qualidade balnear. Também são apresentados resultados do primeiro monitoramento realizado em tempo seco em amostras de água de um dos sete canais de drenagem do município de Santos que fluem para as praias (canal 4). Na próxima etapa, buscar-se-á completar o estudo com a estimativa da carga difusa afluente à praia na região do canal 4 (piloto) e avaliação da sua contribuição na degradação da qualidade balnear em eventos chuvosos, quando os resultados serão comparados com valores modelados.



Cherbakian, Eloisa. UMA NOVA VISÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE BALNEAR E A PREOCUPAÇÃO COM EVENTOS DE POLUIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO. In: ENCONTRO TÉCNICO AESabesp. 26º, 2015, São Paulo. Anais. Disponível em: http://evolvedoc.com.br/aesabesp/detalhes-683_uma-nova-visao-da-gestao-da-qualidade-balnear-e-a-preocupacao-com-eventos-de-poluicao-de-curta-duracao. Acesso em: 08/07/2024.